Perfil dos Cuidadores Informais no Município de Lisboa


Destinatários
Cuidadores informais da cidade de Lisboa, com idade igual ou superior a 18 anos, que prestam cuidados a pessoas dependentes em pelo menos uma atividade de vida, independentemente da idade ou da condição que originou essa dependência.


Enquadramento
Este questionário faz parte do projeto ”Perfil dos Cuidadores Informais no Município de Lisboa”, a ser desenvolvido por investigadores da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa contando com a colaboração do Departamento dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Juntas de Freguesia de Lisboa, Agrupamentos dos Centros de Saúde de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Associação Nacional de Cuidadores Informais, Fundação Aga Khan Portugal e Rede Social de Lisboa.


Finalidade
As suas respostas são fundamentais para contribuir para o conhecimento das necessidades dos cuidadores da cidade de Lisboa disponibilizando informação relevante que poderá ser utilizada como um recurso para a definição de políticas públicas de suporte ao cuidador e doentes em casa.
A sua participação é voluntária.
O questionário requer cerca de 10 minutos do seu tempo para responder a questões sobre a informação da pessoa dependente e 20 minutos sobre a informação do cuidador.
O preenchimento do questionário poderá ser interrompido a qualquer tempo se se sentir cansado ou tiver pouco tempo à sua disposição, podendo continuar posteriormente de acordo com a sua disponibilidade, sem perder informação preenchida e retomar onde ficou. Para isso, pode carregar no botão "Continuar mais tarde" (no canto superior direito do questionário, ao lado do botão "Sair e limpar questionário) para obter um registo a utilizar quando puder regressar ao preenchimento.


Confidencialidade e anonimato: Todos os dados serão recolhidos, guardados e tratados de forma confidencial, anónima e codificada. Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Encontra-se prevista a publicação dos resultados deste estudo em eventos científicos e/ou relatórios de projeto.
O protocolo deste estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Saúde da ARS Lisboa e Vale do Tejo no dia 2 de Fevereiro de 2021.
Se tiver alguma dúvida sobre esta investigação, envie um e-mail para a Coordenadora do Projeto – Adriana Henriques – ahenriques@esel.pt
Se conhece alguma pessoa que seja cuidadora na cidade de Lisboa, apelamos à divulgação e encaminhamento deste questionário.
Agradecemos muito a sua colaboração!